quinta-feira, 9 de julho de 2009

Gripe A: 10 novos casos confirmados nas últimas 24 horas em Portugal


Nas últimas 24 horas, foram confirmados, em investigação laboratorial, dez casos de infecção pelo vírus da Gripe A (H1N1), aumenta para 71 o número de infectados em território nacional.

Segundo a página oficial do Ministério da Saúde, «Três dos doentes estão internados no Hospital de São João, no Porto: uma criança do sexo masculino, de 2 anos, que veio de Palma de Maiorca, um homem de 54 anos, vindo da República Dominicana, e um homem de 33 anos, proveniente de Ibiza».

Nos Hospitais da Universidade de Coimbra está internado um homem, de 26 anos, «vindo do Reino Unido e no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, estão internados um homem de 23 anos e uma mulher de 27 anos vindos do Brasil, uma mulher de 22 anos, vinda de França, um homem de 40 anos, regressado do México, e um homem de 19 anos, procedente de Londres.

Nos Açores, no Hospital de Ponta Delgada, está uma mulher de 33 anos, que veio de Espanha.

O Ministério da Saúde reitera que o aumento do número de casos importados e de transmissão secundária era já previsível pelas autoridades de saúde pública, tendo em conta a evolução natural da epidemia, considerando que não há qualquer razão para alarme, mas sim para uma atenção redobrada.

Conforme avança o mesmo comunicado, o governo português já fez a pré-reserva de vacinas para 30 por cento da população, à semelhança do que está a ser feito na maioria dos países europeus. Neste momento, o Ministério encontra-se a negociar com os diferentes laboratórios farmacêuticos a sua reserva, existindo já a garantia de que teremos a quantidade necessária, assim que a vacina for produzida.

O Ministério da Saúde alerta, mais uma vez, os cidadãos para, em caso de sintomas de gripe, independentemente de terem viajado para fora do país, contactarem de imediato a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) e seguirem as indicações dos profissionais de saúde. Esta deve ser a primeira medida a tomar antes de se dirigirem a um serviço de saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário